CONVIDADOS

Conferencista

Conor O’Reilly | criminólogo | CV

Professor do Centre for Criminal Justice Studies e diretor do Mestrado em Security, Conflict and Justice da School of Law da University of Leeds, Reino Unido. Trabalhou na Durham University, University of Oxford e Universidade do Porto. Doutor pela Queen’s University Belfast. É editor da coletânea Colonial Policing and the Transnational Legacy: The Global Dynamics of Policing Across the Lusophone Community (Routledge Publishing, 2018) e autor do livro Policing Global Risks: The Transnational Security Consultancy (Hart Publishing, 2018) e de diversos artigos publicados em revistas internacionais como British Journal of Criminology; Theoretical Criminology; International Political Sociology; Crime, Law and Social Change; and, Police Quarterly. Fez cerca de 50 apresentações na última década em países como Bélgica, Brasil, Canadá, República Tcheca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Lituânia, México, Portugal, Eslovênia e Estados Unidos. Seus temas de interesse incluem sequestro; policiamento transnacional; pluralização do alto policiamento; policiamento colonial; e policiamento na comunidade lusófona.

Expositores nas Mesas de Debates

Cleber da Silva Lopes   |  cientista político  |  CV

Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é vice-coordenador do PPG em Sociologia da UEL, membro do Corpo Editorial de Mediações – Revista de Ciências Sociais, e coordenador da AT Segurança Pública e Democracia da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS). É autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais como Sociologias (UFRGS), Sociedade e Estado (UnB), Policing & Society, Security Journal e Crime, Law and Social Change, Seus temas de interesse incluem criminalidade urbana, redes de segurança, segurança pública e segurança privada, que vêm sendo pesquisados de forma multidisciplinar a partir de contribuições das áreas de criminologia, sociologia, ciência política e políticas públicas.

Eduardo Paes-Machado  |  sociólogo e criminólogo  |  CV

Professor titular de sociologia dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS) e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1992), foi pesquisador visitante em locais como Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), Universidades de Toronto e York (Canadá), Sheffield e Salford (Reino Unido), e Temple (Estados Unidos). É organizador dos Dossiês Temáticos Policing Drug Markets (Police Practice and Research, Volume 17, Issue 4, 2016), Policiamento e Polícia (Caderno CRH, 23, 60, set./dez. 2010) e Violência, Crime e Justiça (Caderno CRH, 19, 47, maio/ago Salvado, 2006). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 2) e possui mais de setenta publicações nacionais e internacionais sobre temas como vitimização, policiamento e segurança, e mercados de drogas.

Erika Larkins  |  antropóloga  |  CV

Professora associada de antropologia da San Diego State University e diretora do J. Keith Behner and Catherine M. Stiefel Program on Brazil. Doutorado em Antropologia Cultural pela University of Wisconsin, Madison e mestrado em Estudos Latino-Americanos pela University of Chicago. É autora do livro The Spectacular Favela: Violence in Modern Brazil (U California Press 2015), que explora a economia política da violência espetacular em uma das mais famosas favelas do Rio de Janeiro. Trabalha atualmente em um segundo livro sobre a indústria da segurança privada no Brasil. Pesquisa e ensina sobre antropologia urbana, violência e desigualdade, crime, política de droga, segurança, polícia, encarceramento, economia política, turismo e antropologia pública.

José Luiz Ratton  |  sociólogo  |  CV

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (NEPS/UFPE). Doutor em Sociologia pela UFPE, foi pesquisador visitante no Centrum voor Studie en Documentatie van Latijns-Amerika da Universidade de Amsterdam (2015-2016). É autor dos seguintes livros: Violência e Crime no Brasil Contemporâneo (1996); Polícia, Democracia e Sociedade (2007), em co-autoria com Marcelo Barros; As Ciências Sociais e os Pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil (2011), em co-autoria com Renato Lima; Crime, Polícia e Justiça no Brasil, em co-autoria com Renato Sérgio Lima e Rodrigo G. Azevedo; Illegal Markets, Violence and Inequality: Evidences from a Brazilian Metropolis (2018), em co-autoria com Jean Daudelin. É Bolsista de Produtividade CNPQ (nível 1D) e tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão voltadas para a construção, desenho, acompanhamento e monitoramento de Políticas Públicas de Segurança.

Rafael Rocha  |  sociólogo  |  CV

Professor substituto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador de Pós-Doutorado do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (CRISP/UFMG). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem atuado nos seguintes temas: políticas públicas de segurança, violência, juventude, e mercados ilegais, com ênfase na gestão da violência pelo crime nas periferias urbanas.

Ricardo Caldas  |  sociólogo  |  CV

Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (NEPS/UFPE). É mestrando do Programa de Pós-graduação em Sociologia, onde desenvolve pesquisa vinculada ao projeto Violência e Governança da Ilegalidade: dos mercados de drogas às prisões, sob a coordenação de Jean Daudelin (Carleton University, Ottawa) e José Luiz Ratton (UFPE).  Ao lado de José Luiz Ratton, é autor do trabalho Mercados Ilegais, (Des)confiança e Governança da Violência: um estudo de caso na cidade do Recife. Seus temas de interesse incluem violência, crime, mercado de drogas e políticas públicas de segurança.

Susana Durão  |  antropóloga  |  CV

Professora do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do projeto de cooperação internacional Policiamento e Imaginários Urbanos: Novos formatos de segurança nas cidades do sul? (cofinanciamento Brasil / Portugal, FAPESP / FCT). Foi pesquisadora Visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2013-2018) e no Programa de Verão em Ciências Sociais do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (2015-2017). É autora do livro Esquadra de Polícia (Lisboa, 2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (nível 2). Seus temas de pesquisa incluem governos, políticas e práticas de policiamento; cooperação, formação e treino nacional e internacional da polícia; coproduções da segurança entre estados, mercados e cidadãos; segurança privada e imaginários securitários.

Tomaz Paoliello  |  internacionalista  |  CV

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). É membro do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP) e do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS/UEL). Desenvolve pesquisa nas áreas de Política Internacional e Relações Internacionais com ênfase em Conflitos Internacionais e Conflitos Contemporâneos, Governança da Segurança, Privatização da Segurança, Empresas Militares e de Segurança Privada, Militarização, com foco em América Latina e África.

Coordenadores de GTs

Cleber da Silva Lopes  |  cientista político  |  CV

Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é vice-coordenador do PPG em Sociologia da UEL, membro do Corpo Editorial de Mediações – Revista de Ciências Sociais, e coordenador da AT Segurança Pública e Democracia da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS). É autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais como Sociologias (UFRGS), Sociedade e Estado (UnB), Policing & Society, Security Journal e Crime, Law and Social Change, Seus temas de interesse incluem criminalidade urbana, redes de segurança, segurança pública e segurança privada, que vêm sendo pesquisados de forma multidisciplinar a partir de contribuições das áreas de criminologia, sociologia, ciência política e políticas públicas.

Eduardo Paes-Machado  |  sociólogo e criminólogo  |  CV

Professor titular de sociologia dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS) e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1992), foi pesquisador visitante em locais como Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), Universidades de Toronto e York (Canadá), Sheffield e Salford (Reino Unido), e Temple (Estados Unidos). É organizador dos Dossiês Temáticos Policing Drug Markets (Police Practice and Research, Volume 17, Issue 4, 2016), Policiamento e Polícia (Caderno CRH, 23, 60, set./dez. 2010) e Violência, Crime e Justiça (Caderno CRH, 19, 47, maio/ago Salvado, 2006). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 2) e possui mais de setenta publicações nacionais e internacionais sobre temas como vitimização, policiamento e segurança, e mercados de drogas.

Marcy José de Campos Verde  |  CPP®, ADS – consultor em segurança CV

Consultor sênior em segurança empresarial, palestrante em vários eventos, articulista em diversas publicações, já foi entrevistado mais de 190 vezes em jornais televisivos. Coordenador técnico do livro “Segurança na Indústria – debates, iniciativas e melhores práticas” e autor de 3 vídeos aulas (DVD) sobre segurança. Em 2018 foi indicado pela “IFSEC Global Security & Fire (UK) entre 20 profissionais de segurança na categoria influenciadores Globais. Administrador de empresas pela Universidade Mackenzie, MBA em Gestão Estratégica em Segurança pela Universidade Anhembi Morumbi, e ex oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo formado na Academia da Policia Militar do Barro Branco. Certificação americana CPP® pela ASIS International, Certificação espanhola ADS da Universidad Pontificia Comillas de Madri – Espanha, Certificação ISO 31.000 2009 – QSP. Foi professor universitário de pós-graduação internacional e nacional de gestão em segurança e Chairman da ASIS Chapter 214 São Paulo/Brasil . Membro fundador do GESEG no CRA/SP e atual diretor da ASIS Chapter 214 São Paulo/Brasil e da ABSEG.

Rivail Carvalho Rolim |  historiador  |  CV

Professor associado do Departamento de História e coordenador do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em história pela Universidade Estadual Paulista, fez estágio de Pós-Doutorado (2010) no Observatório do Sistema Penal e Direitos Humanos da Universidade de Barcelona. Trabalha com História do Brasil República, atuando nos seguintes temas: instituições, cultura jurídica, polícia, direitos humanos, polícia, cidadania.

Tatiana P. C. Diniz  |  gestora de segurança  |  CV

Mestranda em Direito pela Universidade Nove de Julho. Advogada; MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi; MBS (Master Business Security) pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado; Detentora do título Certified Protection Professional (CPP), sendo a primeira mulher da América do Sul a obter tal certificação, e do título de Administradora de Segurança Empresarial (ASE); Recebeu menção honrosa da Câmara Municipal de São Paulo por seu conhecimento em segurança; Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG) nos anos de 2007 a 2011 e de 2016 a 2018. Atual diretora de Relações Institucionais da ABSEG; Vice-presidente da American Society for Industrial Security – Chapter São Paulo/Brasil; Coordenadora do Grupo de Excelência em Segurança do Conselho Regional de Administração de São Paulo (GESEG/CRASP); Diretora do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Escolas de Formação do Estado de São Paulo (SESVESP). Membro Efetiva da Comissão Especial de Segurança Privada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Seção São Paulo; Sócia Diretora da Cadiz Segurança e Vigilância Ltda.

Tomaz Paoliello  |  internacionalista  |  CV

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). É membro do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP) e do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS/UEL). Desenvolve pesquisa nas áreas de Política Internacional e Relações Internacionais com ênfase em Conflitos Internacionais e Conflitos Contemporâneos, Governança da Segurança, Privatização da Segurança, Empresas Militares e de Segurança Privada, Militarização, com foco em América Latina e África.